Informações Úteis

Orientação para os pais

Informações médicas

Todas as crianças necessitam realizar visitas periódicas ao pediatra a fim de que seu desenvolvimento e estado geral de saúde possam ser monitorados. Pelas mesmas razões e por outros motivos, a criança com síndrome de Down (SD) não deve ser privada deste tipo de atendimento.

A suspeita clínica da SD pode ser feita, por um médico experiente, logo após o nascimento, pelos sinais característicos na criança.

A consulta com o médico geneticista confirma a suspeita clínica, esclarece e orienta os pais sobre a síndrome, porém faz-se necessário a realização do cariótipo. Este exame pode ser feito a qualquer momento durante o primeiro ano de vida, pois sua importância está especialmente ligada ao aconselhamento do casal quanto ao risco de recorrência para futuros filhos e praticamente nada vem a acrescentar para a criança, além de confirmar o diagnóstico, exceto em raríssimos casos (0,2%) de mosaicismo (menos do que 10% das células apresentando trissomia do cromossomo 21).

A seguir são descritos alguns procedimentos que devem ser realizados com a finalidade de detectar ou prevenir, quando possível, condições que podem comprometer a qualidade de vida desses indivíduos, lembrando que devem ser seguidas as orientações de seu médico.

Informações jurídicas/legislação

Informações sobre Síndrome de Down

Links interessantes

Artigos e textos diversos

Dúvidas mais frequentes

Filmes, livros e vídeos recomendados