Orientação Para os Pais

Diversidade

Quando temos um grupo, podemos reconhecer que as pessoas que fazem parte dele são únicas na sua forma. O que significa que as diferenças p o d e m e s t a r n a personalidade, na velocidade em executar tarefas, em habilidades esportivas e muitas coisas mais. Esta diversidade é vista nas escolas, no trabalho, nas áreas de lazer, e em outros lugares que frequentamos. Devemos reconhecer e respeitar que as pessoas de fato são diferentes e valorizar as diferenças.

 … e como você responderia se seu filho lhe perguntar:

Porque seu amigo é diferente ? Quando somos questionados quanto às diferenças que nossos filhos observam em seus colegas, pode parecer uma tarefa simples e fácil de ser resolvida se esclarecermos os fatos:

- Filho, ele é assim, porque tem Síndrome de Down, mas assim ao invés de esclarecer as crianças acabam justificando todas as atitudes do colega pela Síndrome que ele apresenta e  sempre que caracterizamos a dificuldade pelo diagnóstico também dificultamos o aprendizado das crianças.Então para ajudarmos nossos filhos e seus colegas devemos lembrá-los dos pontos positivos que todos nós possuímos e lembrar também que crianças em sua maioria adoram brincar.

Para perguntas como: Mãe, ele não fala? Pai, porque ele não anda direito?

A resposta pode ser simples: Ele está aprendendo a falar ou ele ainda não fala mas pode te entender e também pode responder com um sorriso ou com o olhar. Já chamou ela para brincar?

A convivência com o diferente só faz aumentar as possibilidades de sucesso de um grupo! 

E você também pode responder com ações:

Aja como agiria com qualquer outra pessoa, Não sinta pena!
Saiba que ela é igual a você em muitas coisas: brinca, pensa, sente...
Também sabe se expressar ... Do seu jeito! Saiba que conviver com o
diferente te faz melhor! Interaja com ela, converse com ela e saiba que ela compreende você!

Voltar